A Era dos Extremos - Segunda Guerra Mundial

 

Como já passamos pela primeira catástrofe que foi a Primeira Guerra Mundial, falaremos agora sobre a Segunda Guerra Mundial, que também aconteceu durante o século XX.

As origens da Segunda Guerra Mundial produziram uma literatura histórica incomparavelmente menor sobre suas causas do que as da Primeira Guerra, e por um motivo óbvio. Com as mais raras exceções, nenhum historiador sério jamais duvidou de que a Alemanha, Japão e (mais hesitante) a Itália foram os agressores. Os Estados arrastados à guerra contra os três, capitalistas ou socialistas, não queriam o conflito, e a maioria fez o que pôde para evitá-lo. Em termos mais simples, a pergunta sobre quem ou o que causou a Segunda Guerra Mundial pode ser respondida em duas palavras: Adolf Hitler. Eric Hobsbawm (1994, p. 35)

A Segunda Guerra Mundial aconteceu durante 1939 a 1945, sendo assim, seis anos de conflito, envolvendo, assim como a Primeira Guerra Mundial, a maioria das nações, onde também ocorreu em estado de guerra total, fazendo com que todos se mobilizassem com o intuito do combate.

Em grande parte, todas as causas que culminaram o começo da Segunda Guerra Mundial partia da Alemanha Nazista e seu sentimento do final e resultado da Primeira Guerra Mundial ter sido algo injusto com a sua nação, o Tratado de Versalhes foi algo que grande parte da população radicalizada alemã achava humilhante, tiveram seus números de soldados limitados, proibidos de terem aviões e navios de guerra, além de pagarem indenizações altíssimas.

A Alemanha de Hitler e seu exército, no dia 1 de setembro de 1939 acabaram invadindo a Polônia, o motivo foi a recuperação de terras perdidas pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial para a Polônia, durante o conflito, a Alemanha tinha uma grande interesse em uma faixa de terra especifico, chamado de corredor polonês, que era uma faixa que separava regiões alemãs.

A invasão foi um sucesso por parte da Alemanha, que tinha um numero muito superior de soldados em comparação ao que a Polônia tinha para sua defesa, além de estarem muito mais avançados militarmente, seja em armamentos ou em táticas, onde usaram o blitzkrieg, que é uma guerra-relâmpago que contribuiu muito para que tudo ocorresse com o maior sucesso, o blitzkrieg comandava ataques pela terra e ar de forma extremamente rápida e certeira. Após isso, dois dias depois britânicos e franceses declaram guerra em resposta ao ataque à Polônia.

“Apesar disso, fosse qual fosse a instabilidade da paz pós-1918 e a probabilidade de seu colapso, é bastante inegável que o que causou concretamente a Segunda Guerra Mundial foi a agressão pelas três potências descontentes, ligadas por vários tratados desde meados da década de 1930. Os marcos miliários na estrada para a guerra foram a invasão da Manchúria pelo Japão em 1931; a invasão da Etiópia pelos italianos em 1935; a intervenção alemã e italiana na Guerra Civil Espanhola em 1936-9; a invasão alemã da Áustria no início de 1938; o estropiamento posterior da Tchecoslováquia pela Alemanha no mesmo ano; a ocupação alemã do que restava da Tchecoslováquia em março de 1939 (seguida pela ocupação italiana
da Albânia); e as exigências alemãs à Polônia que levaram de fato ao início da guerra.Eric Hobsbawm (1994, p. 36.).

A Segunda Guerra envolveu vários países que acabaram se dividindo em dois grupos:

Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos.


          Conseguimos dividir a Segunda Guerra em basicamente três momentos em sua existência, o primeiro momento foi a supremacia do eixo, com a Alemanha utilizando blitzkrieg com sucesso e os japoneses recuperando grandes territórios que antes eram dominados pelos aliados.

          O segundo momento temos o equilíbrio das forças, onde os Aliados conseguem se recuperar no conflito fazendo com que se torne algo indefinido ou difícil de se adivinhar qual lado sairia com a vitória de tudo isso, o terceiro momento temos o desfecho da guerra, onde temos a derrota do Eixo, dentre os acontecimentos aqui temos a invasão da Itália, Mussolini sendo deposto, e as grandes derrotas consecutivas que aconteciam com os japoneses e os alemães. A Segunda Guerra Mundial terminou em 2 de setembro de 1945 e resultou na morte de 70 milhões de pessoas.

Comentários